HOME
RADIO UNIFEV
TORPEDO
PROGRAMAÇÃO
BANDAS
INTERNOTAS
RÁDIO AO VIVO
ESTÁGIOS E EMPREGOS
CIBER UNIFEV
CONTATO
Ouvidoria

 
 

:: O Rappa

O Rappa surgiu em 1993, no Rio de Janeiro, de forma bastante curiosa. Às vésperas de uma turnê pelo Brasil, o reggae-man Papa Winnie não tinha uma banda de apoio. Às pressas, o baixista Nelson Meirelles, o tecladista Marcelo Lobato, o guitarrista Alexandre Menezes, o Xandão, e o baterista Marcelo Yuka, que já se conheciam profissionalmente, juntaram-se para acompanhar o jamaicano. Depois das apresentações, a banda decidiu continuar, já que havia estabelecido uma sonoridade calcada em reggae de raiz, dub, rap, afro e funk.
Diz à história que o nome foi tirado da expressão "Olha o rapa", usada por camelôs para alertar os colegas sobre a chegada da fiscalização. Faltava só um vocalista e a banda fez o mais simples: colocou um anúncio em um fanzine carioca. Após poucos testes, Falcão foi o escolhido, porque tinha a personalidade e o carisma que faltavam ao grupo. Com a propaganda boca a boca que logo se seguiu, os shows do Rappa estavam sempre lotados, chamando a atenção da gravadora Warner, que os contratou.
Em 94, o Rappa lançou seu primeiro CD. O álbum simplesmente foi ignorado pelas rádios, mas não pelos especialistas em reggae, que convidaram o grupo para o Sunsplash Festival, o maior evento do gênero, na Jamaica. Em 1996, com Lauro Farias no lugar de Nelson Meirelles, o grupo lançou seu segundo trabalho, Rappa Mundi. O CD foi um sucesso de vendas, com quatro grandes hits radiofônicos: uma versão incrível de "Vapor Barato" (de Wally Salomão e Jards Macalé), gravada originalmente por nada mais nada menos que Gal Costa em 1971; outra, pesada, de "Hey Joe", clássico conhecido na voz de Jimi Hendrix; "A Feira" e "Pescador de Ilusões", compostas pelo grupo.
Em 1999, com Lado B, Lado A, o RAPPA chega à glória. O clipe da musica "A Minha Alma" abocanhou os principais prêmios do Video Music Brasil 2000. A música criticava a violência urbana e o clipe a mostrava com a visão dos moradores de um morro, que têm a polícia como inimiga. Ironicamente, a mesma violência criticada pelo grupo e que lhes trouxe sucesso, atingiu O Rappa em novembro de 2000. Marcelo Yuka foi baleado nas costas durante uma tentativa de assalto no bairro da Tijuca (RJ) e ficou paraplégico. Abalada, a banda conseguiu dar a volta por cima e lançou em 2001 o CD Instinto Coletivo, que registra um show na íntegra incluindo cinco músicas novas, entre elas "Ninguém Regula a América", com a participação do Sepultura, numa letra que critica veementemente os Estados Unidos.
Em 2002, o Rappa sofre mais um infortúnio. O percussionista Paulo Negueba, contratado da banda, foi baleado em meio ao fogo cruzado entre polícia e traficantes no morro do Vigário Geral, também no Rio. Ele ficou gravemente ferido e passou 25 dias hospitalizado. Em 2003 mais um CD, O Silencio que precede o esporro, com musicas inéditas do Rappa. Em setembro deste ano, foi lançado o mais enérgico trabalho do Rappa já registrado. Trata-se do “Acústico MTV 2005”. O Rappa gravou esse álbum, com todos os sucessos e cheio de participações especiais.

 


Rádio UNIFEV FM - Esta Rádio Pega!!!
08/05/2006 - 17h15min
imprimir
 
 
  3 Doors Down
  AC/DC
  Aerosmith
  Alanis Morissette
  Alice in Chains
  Angra
  Arnaldo Baptista
  Audioslave
  Avril Lavigne
  B-52’s
  Barão Vermelho
  Biquíni Cavadão
  Black Sabbath
  Blink-182
  Blur
  Bob Dylan
  Bruce Springsteen
  Camisa de Vênus
  Capital Inicial
  Charlie Brown Jr.
  Chico Science e Nação Zumbi
  Coldplay
  CPM 22
  Detonautas Rock Clube
  Dire Straits
  Duran Duran
  Eminem
  Evanescence
  Faith No More
  Foo Fighters
  Green Day
  Guns n' Roses
  Heart
  Information Society
  Ira!
  Jack Johnson
  Jota Quest
  Kiss
  Legião Urbana
  Linkin Park
  Los Hermanos
  Magazine
  Metallica
  Midnight Oil
  Mutantes
  Nando Reis
  Nirvana
  O Rappa
  Oasis
  Patu Fu
  Pearl Jam
  Pink Flyd
  Pitty
  Pixies
  Plebe Rude
  R.E.M
  Raimundos
  Ramones
  Raul Seixas
  Red Hot Chili Peppers
  Rush
  Siouxsie And The Banshees
  Skank
  Skid Row
  System of a Down
  Talking Heads
  The Beatle
  The Clash
  The Cure
  The Deep Purple
  The Doors
  The Police
  The Smashing Pumpkins
  Tihuana
  Tina Turner
  U2
  Ultraje a Rigor

RÁDIO UNIFEV FM - Fundação Rádio Educacional de Votuporangas
Rua Pernambuco, 4196 - (17) 3405 9996 - CEP 15500-006